Projecto KU TIVA em andamento

16 de Fevereiro, 2011

O Núcleo dinamizador do Projecto KU TIVA junto das Escolas sob a tutela da DREN está entusiasmado com o acolhimento que tem recebido, pessoalmente ou via telefone. Estes contactos, sempre complementados com a apresentação do Projecto, em texto e em Powerpoint, com explicitação de todos os passos a realizar e outra documentação (Ficha de Oferta, Termo de Doação), são seguidamente apresentados à comunidade escolar.


Em apenas duas semanas, mais de metade das Escolas foram contactadas e a resposta é absolutamente gratificante:


• Directores e Professores que se disponibilizaram para implementar e coordenar o Projecto na sua escola;

• Professores que disponibilizaram espaço para armazenamento e apoio para transportar materiais;

• Professores que doaram parte da sua biblioteca pedagógica pessoal (ou mesmo total, no caso de professores aposentados);

• Professores que estão a contactar outras instituições para a recolha de materiais de laboratório; Professores estão a envolver os seus alunos em tarefas ligadas ao Projecto;

• Dezenas de computadores e outro material informático em processo de recolha.

• Enfim, uma multiplicidade de boas vontades que enche todos os envolvidos de confiança na concretização deste grande objectivo: dotar as escolas profissionais moçambicanas de materiais pedagógicos, laboratoriais e oficinais que facilitem e melhorem o ensino e as aprendizagens.


Sabemos que este é um período de muito trabalho nas Escolas e que nem sempre a atmosfera é a mais desejada por todos. Por isso, os elementos do Grupo Dinamizador ainda ficam mais sensibilizados por este acolhimento. É de toda a justiça assinalar que, especialmente nos agrupamentos mais interiores, apesar de todas as limitações, a resposta é, geralmente, ainda mais generosa do que nos meios urbanos. Para si que quer participar, nada mais fácil: se é Professor em exercício ou se está aposentado, informe-se do que a sua Escola está a fazer ou contacte-nos através deste site.

Mas se não é Professor, ajude também – veja como neste site. Precisamos de ajuda financeira porque há despesas - transportes, deslocações, comunicações – cujo volume ultrapassa a boa vontade individual. Pode apoiar-nos comprando “pacotes de sementes de solidariedade”.


Esteja atento (ou atenta): vamos começar a dar números e nomes concretos de todos os que estão a caminho do objectivo final.


clique aqui para ver a imagem do projecto.

Arrancou o KU TIVA!

31 de Janeiro, 2011

Na penúltima semana de Janeiro de 2011, a equipa de Voluntárias (sete entusiastas, dedicadas e competentes mulheres, o núcleo central a funcionar junto da Fundação Manuel Leão, em Vila Nova de Gaia) colocou em marcha o KU TIVA, com o apoio imediato e empenhado da DREN e do seu Director, Dr António Leite. Vamos recolher fontes de conhecimento para as levar até África, a todo o território de Moçambique, a todas as perto de quarenta escolas profissionais que existem neste belo país. Vamos começar por aqui e logo veremos.

Contamos com o apoio entusiasta das escolas portuguesas, dos professores (em cada escola haverá um deles que cooredena esta acção), dos alunos e dos seus pais.

Reuniremos todos os livros recolhidos na DREN e depois na Escola Profissional de Abrantes (Santarém), de onde seguiráo para contentores para irem para Moçambique.

Estarão brevemente à venda os primeiros pacotes de sementes de solidariedade da ISSO para apoiarmos este projecto que, apesar de assentar no Voluntariado, precisa de pagar várias despesas, uma das quais é dispendiosa, o transporte dos contentores até Moçambique.

Todas as escolas e compradores desta solidariedade concreta terão acesso, nesta página web da ISSO ao desenrolar semanal do projecto KU TIVA.

Apoie, dê e receberá muito mais em troca! Divulgue junto dos seus amigos!

« Anterior 1 2  3